Guia Com 8 Passos de Como Limpar Sua Piscina Verde

O feriado e o final de semana estão se aproximando, você vai receber gente em casa e a sua piscina está verde?
Fica tranquilo(a), a Água Viva preparou um Guia Completo para você deixar a sua piscina limpa a tempo!
Vem conferir:

1- Primeiramente, tire da piscina com peneira, os resíduos mais grossos como folhas, galhos e afins e já aproveite para escovar as “paredes” e todas as superfícies da piscina.

2- Ajuste da Alcalinidade: deixe a alcalinidade da piscina entre 80 e 120 PPM.

Analise a Alcalinidade com fita teste. Se o resultado for menor de 80 PPM, jogue na água Bicarbonato de Sódio para aumentar a alcalinidade. Porém, caso alcalinidade esteja muito elevada (acima de 150 PPM), deve-se utilizar um produto chamado “Redutor de PH e Alcalinidade” ou também conhecido como “PH- Menos“ para diminuir a alcalidade. No entanto, se alcalinidade estiver entre 130 e 150 não é necessário abaixar a alcalinidade, ela irá diminuir naturalmente durante o tratamento.

OBS: A quantidade a ser utilizada de cada produto vem especificado na própria embalagem do mesmo.

3- Ajuste do PH: o PH da piscina deve ser corrigido e estar entre 7,2 a 7,6.

Para elevar o PH, deve-se utilizar o “Elevador de PH” (“PH+ Mais”) ou “barrilha”. Já para reduzir o PH, deve-se utilizar o “Redutor de PH e Alcalinidade” (“PH- Menos”).

4- Aplique a quantidade necessária de “Algicida de Choque” (que matará as algas que deixam a piscina verde) conforme instruções do fabricante do produto adquirido.

5- Aplique a quantidade necessária de “Sulfato de Alumínio”, de acordo com as instruções do fabricante do produto adquirido, para a Decantação. Mas recomendamos a proporção aproximada de 40g / m³. Muitos indicam também nessa etapa aplicar “Clarificante”, mas a Água Viva recomenda aplicar o “Sulfato de Alumínio”, pois é um produto mais eficiente e age de forma mais rápida.

DICA Água Viva: se optado por “Sulfato”, a proporção da “Barrilha” a ser adicionada deve ser metade da quantidade aplicada de “Sulfato”.

6- Assim que aplicado o “Sulfato de Alumínio”, ligue a bomba com o filtro na Posição “Recircular” por 1 hora e passado esse tempo, desligue a bomba e deixe a piscina em “repouso total” por umas 12 horas (uma noite) para que o processo de “Decantação” conforme o esperado.

7- No dia seguinte, se feito tudo conforme instruído, toda a sujeira da piscina terá Decantado e estará no seu fundo, pronto para a “Aspiração”.

Para a “Aspiração” acople o aspirador à haste metálica e tome muito cuidado para não levantar a sujeira do fundo na hora de aspirar.

Aspire o fundo da piscina na posição “Drenar” (Aspirar Drenando).

8- Após a piscina ter sido aspirada, a última etapa é a “Cloração” da água.

Antes de começar a “Cloração” se atente com os equipamentos de proteção necessários para este serviço como luvas, máscara e óculos de proteção. Depois de ajustado corretamente o pH e a alcalinidade nas etapas anteriores, aplique o cloro diluindo ele em um balde com água da própria piscina.

Após o produto estar bem dissolvido na água, espalhe o mesmo por toda a superfície da piscina. A Água Viva recomenda adicionar de cloro a quantidade aproximada de 15 à 20g / m³.

Realizando as etapas corretamente, estando com os equipamentos funcionando normalmente e utilizando produtos de qualidade, a água da sua piscina voltará a ser cristalina novamente.

Gostou do nosso artigo? Traga as suas dúvidas, comentários e sugestões, teremos o  maior prazer em respondê-las.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *