Construção Piscina de Vinil: Passo a Passo

Para se começar a planejar a construção de uma piscina de vinil, é importante levar em consideração alguns fatores:

  • A escolha de o local ser apropriada, sem lençóis freáticos, tubulações e que tenha boa incidência do sol e claridade durante o dia é muito importante para que não ocorram vazamentos, nem danos na estrutura e para maior aproveitamento da piscina durante as estações do ano.
  • Escolha do nível em relação ao terreno, formato da piscina, dimensões, profundidade que se adeque ao seu espaço disponível. A piscina de vinil é um tipo de piscina versátil que permite variados tipos de formatos, já que o vinil é fabricado sob medida. É uma opção que permite ao cliente grande liberdade de escolha.
  • Com os recursos hoje disponíveis é ideal que se faça um estruturado projeto personalizado em 3D, para que a sua piscina saia exatamente como o planejado.

1- Demarcação do Local e Escavação

Escolhido o melhor local disponível no seu imóvel para a construção da piscina, é hora de demarcar o local a ser escavado. Nessa etapa, já deve se levar em consideração além da profundidade da piscina, se ela vai ter SPA, se vai ter área mais rasa ou será de profundidade única e também delimitar a área de construção da casa de máquinas (local onde ficam as tubulações da piscina, filtro, bomba e outros acessórios que a piscina obtiver). É importante que o solo esteja nivelado para que a estrutura esteja sólida e resistente. Se na área em que a piscina for construída o solo for muito desnivelado, que não é possível ser facilmente alinhado é necessário o serviço de terraplanagem.

2- Levantamento das Paredes

O local estando escavado e nivelado é hora de levantar as paredes da piscina, construindo uma estrutura com malha de ferro, blocos e cimento.

3- Reboco da Estrutura Construída.

O acabamento deve ser muito bem feito, os cantos e quinas da piscina devem ser moldados de forma que fique arredondado para a melhor instalação do vinil.

4- Parte Hidráulica

É a etapa em que os dispositivos (dreno de fundo, dispositivos de retorno, aspiração e nível) e acessórios (pontos de aquecimento, refletores de iluminação) são instalados na piscina e ligados diretamente à casa de máquinas.

5- Aplicação do Perfil de PVC

Perfil que contorna toda a borda da piscina. O perfil é utilizado para ajudar na fixação do vinil, pois ele é responsável por segurar o revestimento.

6 – Instalação do Vinil

Para a aplicação do vinil na estrutura construída e devidamente com a hidráulica bem instalada, é fundamental que as paredes e o fundo sejam lixados para que nenhuma imperfeição (pedrinha ou buraco) marque o vinil. Outra medida importante é colocar uma camada de manta de EVA apenas no fundo da piscina, para que o revestimento vinílico seja perfeitamente instalado. Para que o vinil seja bem aderido à estrutura, utiliza-se também na instalação do mesmo, aspiradores de ar, que têm a função de criar um vácuo entre a parede e o vinil. O aspirador é importantíssimo, pois faz a sucção para que o vinil “caia como uma luva” na piscina. Os aspiradores devem ser utilizados até que o processo de flangeamento dos dispositivos seja realizado e uma quantidade de água esteja presente na piscina.

7 – Enchimento

O   vinil estando devidamente posicionado e succionado, ou seja, “colado na estrutura”, pode ser dado o início de enchimento da piscina com água potável.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *